Agile Coaching

“Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo.” Provérbio Chinês

O método proposto de coaching foi construído e embasado em práticas concretas e que foram moldadas ao longo de mais de uma década de envolvimento com Métodos Ágeis, tanto praticando quanto apoiando times na adoção. Todo o trabalho é baseado em sessões de retrospectiva (exercícios contínuos de reflexão e melhoria), com o intuito de analisar onde se está e onde se quer chegar.

A figura abaixo resume as etapas do processo de coaching.

Etapas

a) Beginning: Nesta etapa, o objetivo é entender a estrutura da empresa, crenças, valores, princípios, pessoas envolvidas e, principalmente, como elas se relacionam no dia a dia. Através de reflexões (individuais e em grupo), é feita uma análise nos cenários atuais, traçando um caminho para onde se quer chegar. Neste ponto, são identificados riscos, desafios e é traçado um plano de transição pontual, priorizado e, principalmente, que sua adoção possa ser entendida por todos. Esta etapa gera o entendimento do que é necessário ser trabalhado.

b) Training: Com base na etapa anterior, promovem-se alguns treinamentos para nivelar o conhecimento, vocabulário e perspectiva de todos (podem acontecer treinamentos específicos para alta gerência, gestão e operacional), direcionados ou não a tecnologia. O principal objetivo desta etapa e apresentar a abordagem ágil de forma que as pessoas entendam seus princípios e seu real valor. Com base nestes treinamentos, as pessoas terão subsídios para poder questionar e/ou adaptar as práticas. Esta etapa gera um aprendizado coletivo comum, fundamental para poder selecionar o que e por onde será iniciada a adoção.

c) Adapting Knowledge to Context: Nesta etapa, se define em conjunto que padrões, ferramentas e práticas serão adotadas. Também é definida a ordem de priorização para a transição. Nesta fase, os envolvidos traçam seus princípios, valores e crenças, identificando o que realmente importa para o seu trabalho. Esta etapa gera um consenso e ordem para começar a por em prática o que foi trabalhado.

d) Learning in Practice: O aprendizado, para ser efetivo, precisa ser praticado. Por mais que se tenha estudado (seja lendo livros e artigos ou fazendo cursos) o aprendizado só vai acontecer se as pessoas tirarem suas próprias conclusões. Para que isso aconteça, é fundamental praticar. Ao praticar, as pessoas estarão gerando seu próprio senso/entendimento do que funciona ou não dentro do seu contexto. Neste momento, surgem os questionamentos individuais. Estes questionamentos são debatidos em:

a. Find Solutions: São encontros do próprio time (ou times), com o objetivo de discutir e ver o que está ou não funcionando. É importantíssimo promover um treinamento com base em valores e princípios ágeis para que o time tenha condições de se adaptar. Nesta adaptação, é gerado conhecimento tácito, compartilhado com a equipe.

b. Coaching Sessions: São encontros envolvendo o time (ou times) e o Coach. Através de questionamentos, reflexões e sugestões, são traçados os próximos passos (pequenos!) para o time.

Nesta etapa, o time aprende a se adaptar, sozinho ou em sessões de coaching, com o objetivo de galgar vôos mais altos.

e) Walking on its own feet: Nesta etapa, o time atinge certa maturidade para “andar sozinho”. Da mesma forma que a etapa anterior, é fundamental realizar encontros Find Solutions e, caso exista a necessidade, pode-se realizar mais Coaching Sessions.

f) End Work: Nesta etapa é que o time já está andando sozinho e, de certa forma, influenciando outros times. Muitas vezes, times que já estão neste nível realizam coaching interno para outras equipes da empresa. Eventualmente o Coach aparece para ver como está a adoção/transição.

Interessado? Entre em contato para mais saber informações.

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